Perguntas e Respostas sobre Produção Audiovisual
Após a coleta das informações de necessidades, objetivos, público-alvo, formatos, e todas as informações iniciais suficientes para um perfeito entendimento da estrutura necessária para a produção, estas informações são passadas para uma sinopse.
A Sinopse orientará o levantamento dos custos envolvidos na produção do vídeo: número de diárias de captação, cenário, locações, atores, figurantes, figurinos, computação e animações gráficas, trilha, locução, profissionais, recursos técnicos especiais, captação de imagens aéreas, parque de luz.
Cada filme vai ter uma característica específica e isto vai direcionar o investimento necessário em sua produção. Quando pensar em fazer um vídeo, é importante discutir a verba disponível, adequando-a ao orçamento antes de pensar apenas na ideia e no “como você gostaria”. E isso não é para ser chato ou ser um entrave, mas porque acreditamos que tudo é sim possível, desde que dentro do escopo e do orçamento disponível.
Podemos elencar até 10 passos:
- Briefing;
- Sinopse;
- Orçamento;
- Roteiro;
- Pré-produção, Casting, Visita Técnica;
- Captação / Filmagem / Gravação;
- Edição;
- Sonorização;
- Aprovação;
- Distribuição.
O tempo de cada uma das etapas vai variar de acordo com o material a ser produzido. Às vezes uma produção de uma animação pode levar meses, como a produção de um comercial com diferentes atores e locações pode levar semanas. Tudo varia conforme a ideia a ser executada.
Orientamos que um audiovisual institucional de empresa não deve ultrapassar oito minutos, salvo vídeos de treinamentos que têm em média quinze minutos. Com o crescimento da audiência nos canais de internet, o tempo de duração do vídeo deve estar adequado a estes canais, normalmente vídeos mais curtos, de 30 segundos a três minutos. Nos canais de internet, sugere-se que até os vídeos de treinamento sejam separados em blocos mais curtos para facilitar a sua visualização e também a absorção do conteúdo. Isso vale para Aulas de EAD também.
No caso de Transmissões ao Vivo, vai depender muito do propósito e do público. Em caso de cursos onde há o interesse e necessidade da atenção, pode ser feito ao longo de horas. Já em casos de algo mais expositivo, apresentações, seminários e webinars, recomendamos que tenham de 20 a 60 minutos, para que a atenção do usuário não seja perdida.
Depende da utilização. Se for para um lançamento, campanha de marketing/vendas, evento ou ocasião específica, deve estar ajustado à estratégia de planejamento do mesmo. Caso se trate de um material institucional, como os vídeos de empresa, o tempo de vida útil pode chegar a dois anos, dependendo do perfil da empresa e de sua necessidade de atualização da comunicação. Quando a empresa trabalha com alta tecnologia, o vídeo tem vida útil bem menor, e função da constante evolução de informações e equipamentos.
Quando falamos de conteúdos online, isso é ainda mais complexo pois os algoritmos trabalham de diferentes formas. Alguns vídeos de humor, memes e trends tendem a ter uma vida curta de poucos dias ou semanas. Mas, vídeos com mais conteúdo, com aspectos de vendas, informacionais, tutoriais e até interações, podem ter uma vida útil muito longa voltando a vida de tempos em tempos. Tudo varia coforme a estratégia adotada e conteúdo apresentado.
Isso é bem amplo. Vídeos institucionais podem ser usados em ações de vendas, feiras, eventos, exposições, congressos, palestras, treinamentos, salas de aula, ante-salas e trabalhos de endomarketing. A visualização de um vídeo pode ser em diferentes tipos de telas – TV, computador, celular, tablet, telão com projetor, etc. Pode também ser enviado por mídia digital, tipo DVD, Blu-Ray, pen-drive, Hard Disk ou postado nos canais de internet – youtube, vimeo, Facebook, Instagram, etc.
Já campanhas de publicidade tem usos mais específicos em mídias e podem ser usados em redes sociais, canais de YouTube, e até em comunicações em lojas e unidades de negócio da empresa.
O vídeo funciona como uma ferramenta de comunicação que por suas características técnicas pode ampliar detalhes por meio de movimento de câmera, enquadramentos, lettertings, inserts gráficos e efeitos especiais. Ele pode revelar particularidades de um produto ou de uma situação impossíveis de serem demonstradas ao vivo ou por meio da escrita. É a maneira mais prática de se comunicar com grupos, plateias ou pessoas que estejam à distância.
Sim, sem nenhuma dúvida. O didatismo desta ferramenta de comunicação facilita a assimilação dos conteúdos que ganham força com o impacto dos recursos de áudio e imagem. A transmissão das informações fica mais leve, natural e até divertida. Um vídeo bem planejado e produzido encurta o tempo das apresentações, tem mais precisão, principalmente quando for necessário mostrar muitas informações de uma só vez.
Ainda ficou com alguma outra dúvida? Entre em contato!